sexta-feira, 12 de outubro de 2012

COLÓQUIO DESENVOLVIMENTO E REVOLUÇÃO NA AMÉRICA LATINA COM O BRASILEIRO MICHAEL LÖWY


 
O QUÊ? COLÓQUIO DESENVOLVIMENTO E REVOLUÇÃO NA AMÉRICA LATINA  

QUANDO E QUE HORAS? 23 E 24 DE OUTUBRO DE 2012 – ÁS 17:30h

ONDE? NO AUDITÓRIO SETORIAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS (CCH) 
UFMA – CAMPUS BACANGA

QUANTO? É GRATUITO. AS INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS ATÉ O DIA 22 DE OUTUBRO DE 2012, EVIANDO NOME COMPLETO, EMAIL INDIVIDUAL E INSTITUIÇÃO AO EMAIL: observatorio.ppufma@gmail.com


    O EVENTO CONTARÁ COM A PRESENÇA DO PESQUISADOR 

MICHAEL LÖWY
BREVE BIOGRAFIA 

FILHO DE IMIGRANTES JUDEUS DE VIENA (ÁUSTRIA), MICHAEL LÖWY NASCEU EM SÃO PAULO, CIDADE EM QUE PASSOU SUA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. EM 1960, FORMOU-SE EM CIÊNCIAS SOCIAIS PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, TENDO SIDO COLEGA DE ROBERTO SCHWARZ E GABRIEL BOLAFFI. NO ANO SEGUINTE, PARTIU PARA A FRANÇA, ONDE ESTUDOU SOB A ORIENTAÇÃO DE LUCIEN GOLDMANN, CONCLUINDO O DOUTORADO EM 1964, COM UMA TESE SOBRE A REVOLUÇÃO COMUNISTA NA OBRA DO JOVEM MARX.

APÓS ALGUNS ANOS VIVENDO EM ISRAEL, LÖWY RETORNOU À FRANÇA EM 1969, PASSANDO A TRABALHAR NA UNIVERSITÉ DE PARIS VIII COMO ASSISTENTE DE NICOS POULANTZAS. EM 1976, OBTEVE O DOCTORAT D’ÉTAT COM UMA TESE SOBRE A EVOLUÇÃO POLÍTICA DO JOVEM LUKÁCS.

EM 1978, TORNOU-SE PROFESSOR DE SOCIOLOGIA NO CENTRE NATIONAL DE LA RECHERCHE SCIENTIFIQUE (PARIS) E DEPOIS DIRETOR DE PESQUISAS DA MESMA INSTITUIÇÃO.

NOS ANOS 1950-1960, FEZ PARTE DA LIGA SOCIALISTA INDEPENDENTE, ORGANIZAÇÃO QUE CONTAVA COM HERMÍNIO SACCHETTA ENTRE SEUS DIRIGENTES. EM 1968, ASSOCIOU-SE À QUARTA INTERNACIONAL, TORNANDO-SE MEMBRO DA PRIMEIRA SEÇÃO, A LIGUE COMMUNISTE. EM SUA MILITÂNCIA REVOLUCIONÁRIA, LÖWY ESTEVE CONSTANTEMENTE ATENTO ÀS LUTAS SOCIAIS E ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS DE ESQUERDA, DAS LIGAS CAMPONESAS AO MST, SEM MENCIONAR O PT E O PSOL.
FOI CASADO COM ILANA ZELMANOWICZ, COM QUEM TEVE DOIS FILHOS. EM 1980, O CASAL SE SEPAROU E LÖWY CASOU-SE COM ELENI VARIKAS, HISTORIADORA DE ORIGEM GREGA.

COLABORA COM O BLOG DA BOITEMPO EDITORIAL ESPORADICAMENTE. 

FONTE: WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário