quarta-feira, 10 de julho de 2013

Vernissage da Exposição 30 Anos de Fábio Vidotti.






O quê? 
Coquetel / Vernissage da Exposição 30 Anos de Fábio Vidotti.

Quando? 
Nesta quinta-feira, 11 de julho,

Hora? 
19 horas

Onde? 
Galeria Trapiche Santo Ângelo (Avenida Vitorino Freire, s/nº - Praia Grande, Centro Histórico de São Luís), defronte do Circo da Cidade.



30 anos de Fabio Vidotti 

Será aberta nesta quinta-feira, 11 de julho, na Galeria Trapiche Santo Ângelo (Avenida Vitorino Freire, s/nº - Praia Grande, Centro Histórico de São Luís), a exposição 30 Anos de Fábio Vidotti. O artista visual está há várias décadas radicado no Maranhão. A vernissage, que comemora 30 anos de Vidotti na capital maranhense, acontecerá a partir das 19 horas, sendo oferecido um coquetel aos presentes.

Fábio Vidotti nasceu em Belo Horizonte em 1955 e, quando criança, fabricou muitos de seus brinquedos, experiência lúdica que despertou no menino o interesse pela arte, aguçando mais o seu lado criativo. Na época escolar, desenhou muito em seus cadernos, retratando nas páginas da infância os super heróis da época, tais como os inesquecíveis como Cavaleiro Negro, Nacional Kid, Batman. Como a televisão era coisa rara naqueles tempos, o artista complementou sua formação plástica autodidata frequentando circos e cinemas.

Apreciando o bailado das nuvens e o emaranhado das figuras gasosas no céu, brincando de papagaio e jogando muita bola de gude o universo artístico visual logo se descortinou diante do menino, que logo começou a desenhar com giz de cera, onde exercitava sua imaginação figurativa em caixas de frutas e pedaços de madeiras. Esses desenhos despertaram a atenção de um velho amigo, Aquiles Vieira da Silva, que habilmente conduziu seu desenho, oferecendo ao garoto informações sobre cores e técnicas que aprimoraram o trabalho de Vidotti.

Com o passar do tempo, vivenciou o ambiente e conheceu diversos artistas na antiga Feira Hippie da Avenida Afonso Pena, hoje chamada de Feira Livre, que ainda faz sucesso na grande capital mineira. No contexto da sua necessidade de sobrevivência, Vidotti aprendeu a arte da soldagem e da mecânica, e a partir daí deu inicio à sua peregrinação pelo Brasil, deixando para trás os laços familiares. Ele viajou por todo o Brasil, entrando em contato com diversas culturas e costumes pelos locais por onde passou.

Fábio Vidotti aportou em São Luís no ano de 1982, a trabalho. Durante longo tempo, ficou à deriva do movimento artístico local, de tal maneira que somente em 1994 mostrou sua identidade artística na capital maranhense. Na época, foi convidado pelo Departamento de Assuntos Culturais da UFMA - DAC, localizado no Palacete Gentil Braga, para realizar ali sua primeira exposição na cidade. No DAC, na ocasião, existia o patrocínio de um programa de artes plásticas e ali o artista realizou sua primeira exposição em São Luís, com o título As Múltiplas Impressões de Vidotti. A partir daí Fábio Vidotti ganhou seu espaço entre os grandes artistas maranhenses.

O artista realizou diversas exposições no Palacete Gentil Braga e também na hoje extinta Galeria da Fundação Municipal de Cultura, onde conquistou sua primeira premiação de arte em escultura, com o título Arco e Flecha, em homenagem à guerreira médica Maria Aragão. Trabalhando numa indústria em São Luís, ali o artista encontrou, entre pedaços retorcidos de metal, a matéria-prima para suas esculturas, a partir do aço, que Vidotti transformou em uma série intitulada Guerreiros. Além dessa linguagem, Vidotti é muito conhecido nas suas pinturas, nas quais se sobressai a técnica de óleo sobre tela, com a utilização de mãos e dedos para a composição de suas imagens.

Em 1997 Fábio Vidotti realizou sua primeira exposição de escultura, intitulada Armas de Guerra, através da FUNC, onde expôs dezesseis peças em metal. Estilizando armas, o artista traduziu a força e a descoberta do aço, material que Vidotti utilizou na composição de toda uma série, Guerreiros, com a qual conquistou diversas premiações, com as obras Arco e Flecha, Mulheres Guerreiras, Meninos Guerreiros. No ano 2000 o artista conquistou sua maior premiação, o Prêmio Universidade com a melhor exposição do ano, justamente a intitulada Guerreiros, realizada no Palacete Gentil Braga.

A Mostra Retrô 30 anos de Fábio Vidotti surge, segundo ao artista, com a necessidade de confirmar amizade com os artistas que cultivam a pintura, a música, a poesia, além dos produtores culturais, das instituições, fundações, empresas, patrocinadores, jornalistas e todos aqueles que compartilharam e contribuíram na trajetória Vidotti. “Essa é uma forma que eu tenho de agradecer e de ter permitido que minha arte pudesse andar junto com todos nos últimos 30 anos de São Luís, de tal forma que, nesta exposição, apresento uma série de linguagens, fazendo uma retrospectiva de tudo aquilo que integra a minha trajetória expositiva em inúmeras galerias de arte de São Luís, dentre elas o SESC Deodoro, FUNC, Palecete Gentil Braga, Shoping São Luís, Maggiorasca, Parque Ambiental Vale, Brisa Mar Hotel, Espaço Marcia Sands, Galeria Zaque Pedro, Sierra Móveis e tantos outros espaços alternativos”, declara Fábio Vidotti.
O público terá a oportunidade de apreciar, nesta exposição, as pinturas de Vidotti feitas com mãos e dedos, seus guerreiros de arte, a arte do reaproveitamento, reciclagem de materiais, a partir de placas de computadores, bem como a sua principal técnica de arte, da qual se originou a trajetória desse artista, a técnica do giz de cera. Todas as obras serão colocadas à venda. “Vidotti já possui uma sólida carreira, fruto de uma trajetória de luta no domínio das artes visuais, no Maranhão, e abrigamos esta exposição com a certeza de que estaremos contribuindo para a consolidação do trabalho deste artista, cuja obra, singular, fala por si”, diz o diretor da Galeria Trapiche, escritor Paulo Melo Sousa.

Nesta mostra, Vidotti apresenta como convidada especial sua filha Maria Clara Vidotti (hoje cursando Artes Visuais na UFMA) que, ao lado do pai, exporá desenhos e outros trabalhos. Associada à mostra, vários artistas parceiros, amigos do artista, poderão ter a oportunidade de relembrar a vivência com o artista, através de um grande acervo de fotografias que serão expostas na galeria.

Contato Fábio Vidotti
Fone: 87485589

Nenhum comentário:

Postar um comentário