quarta-feira, 17 de abril de 2013

Escritora maranhense lança livro de contos na Galeria Trapiche






Evento: Lançamento do livro “O Norte”, de Geane Fiddan

Dia/ Hora: 19 de abril, às 19 horas

Local: Galeria Trapiche Santo Ângelo (Av. Vitorino Freire, s/n, Praia Grande, em frente ao Circo Cultural Nelson Brito)



Acontece na próxima sexta-feira, 19, às 19h, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, o lançamento do livro de contos “O Norte”, da maranhense de Santa Luzia, Geane Lima Fiddan. O evento contará com a participação de Antonio José Moraes, professor da Universidade Federal do Maranhão e doutorando em Filosofia, que apresentará uma palestra sobre o livro da escritora.


Ainda durante o lançamento do livro, será realizada uma performance com a atriz Rose Coreira. A apresentação performática que será apresentada é baseada em um dos contos de Geane Fiddan, “Dione e o Último…”. O videoasta Manlio Machiavello será o diretor da performance.


“Procuramos trabalhar com a ideia, a procura, o encontro de uma trilha e a poética do espaço”, explica Rose, que já integrou o Grupo Cena Aberta, do professor e diretor Pazzini. A atriz, professora e arte-educadora do Ensino Fundamental e Médio, também é envolvida com cultura popular, desenvolvendo a pesquisa “Jogo Ritualístico na Roda do Tambor-de-Crioula do Maranhão”.


Na obra “O Norte”, a escritora traz textos curtos e as narrativas transportam para diversos mundos enigmáticos e universos oníricos. “As histórias referem-se à encenação, bloqueios e a libertação que define a existência dos seres humanos”, explica Geane. Na obra, é possível ainda se notar, perpassando os contos, a presença da prosa poética, herança dessa outra linguagem que a autora visita, inclusive em seu livro “Argos da Matéria”.


Segundo Adriano Duarte Rodrigues, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, “neste livro observamos contos que, ao mesmo tempo, fascinam e intrigam o leitor; as personagens são familiares e as falas autênticas. A narrativa, cativa pela autenticidade das descrições, pelo calor das evocações, pelo gosto à terra molhada e à maresia, por uma sensualidade discreta, mais sugerida do que exposta. Geane sabe despertar todos os sentidos do leitor, jogando com os meandros inefáveis da sinestesia”.


Sobre a escritora – Geane Fiddan é professora de Literatura e Filosofia, e foi coordenadora do Projeto Rede de Escritores na Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA), onde organizou encontros de escritores e leitores do estado por meio de uma plataforma virtual. É licenciada em Letras com especialidade em Línguística e Literatura Brasileira. É mestre em Língua, Literatura e Cultura Pela Universidade Nova de Lisboa, e também é membro do Instituto de Estudos Modernistas – IEMO, de Portugal. No momento, ela faz doutorado em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa. Possui diversos artigos publicados, o mais recente deles na revista do IEMO. Além de desenvolver outros trabalhos na área literária, Geane Fiddan também tem ministrado conferências e participado de múltiplos movimentos literários e culturais.

Fonte: FUNC


Nenhum comentário:

Postar um comentário