segunda-feira, 29 de abril de 2013

POETA MARANHENSE LANÇARÁ BIOGRAFIA POÉTICA EM MAIO ‘A Poesia Sou Eu, Poesia Reunida’ será dividida em dois volumes.



O poeta lançará no dia 14 de maio no Ferreiro Grill a obra A Poesia Sou Eu, Poesia Reunida; dividida em dois volumes a publicação é uma coletânea de 16 livros já publicados, além de quatro inéditos.

Com uma produção visceral e celebrada pelos apreciadores da poesia desde o livro de estreia República dos Becos, de 1981, o poeta Luís Augusto Cassas fará no dia 14 de maio, às 19h, no Restaurante Ferreiro Grill, a noite de autógrafos do livro A Poesia Sou Eu, Poesia Reunida, publicado pela Imago Editora. Esse será o primeiro evento de uma série programada para acontecer ao longo do ano. Entre as atividades ligadas ao lançamento do livro, está a participação do poeta no dia 20 de agosto do projeto Café Literário, realizado mensalmente no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. 

Dividido em dois volumes e com mais de 1.400 páginas, ‘A Poesia Sou Eu’ remete a mais de 30 anos de uma relação profunda de Cassas com a poesia. A obra reúne 16 livros já publicados do poeta e quatro ainda inéditos e simboliza um passeio poético. Um mergulho em uma densa e lírica obra dedicada à arte poética. 

Rejeitando rótulos e sem se enquadrar em tendências e categorias, na poesia de Cassas é possível encontrar temas como a relação com a espiritualidade e materialidade do mundo, a convivência com os signos do amor e da paixão, a mitologia do cotidiano e do infinito, a cidade, a mulher, o erotismo, a ecologia integral, a solidão, a crítica da cultura e do consumo, o inconsciente e seus anjos e demônios, a descida aos porões da infância para resgatar arquétipos familiares, até temas incomuns como as doenças e o poema final em que antecipa a sua morte. 

Ao longo dos dois volumes, Cassas consuma o que considera a jornada de sua alma, através de multifacetada experiência lírica perceptível já nos títulos, que vão do elevado/solene à mais refinada ironia. “A minha essência é compartilhar através de ideias e palavras, traduzidas em poemas e versos a experiência de gravitar próximo à essência, o perfume da vida. Palavras-ideias. Ideias-palavras. Eu sou eu e o outro que está em mim e estamos presentes no todo que habita a nossa alma”, diz o autor.

Volumes
O primeiro livro da coleção possui 696 páginas e reúne, além do bem-sucedido livro de estreia, traz os títulos A Paixão segundo Alcântara (na versão recente acrescida de novos poemas), Rosebud, O Retorno da Aura, Liturgia da Paixão, Ópera Barroca, O Shopping de Deus & A Alma do Negócio, Titanic – Boulogne: A Canção de Ana e Antônio e Bhagavad-Brita: A Canção do Beco. 

Já o Volume 2, em suas 672 páginas, reúne os livros Deus Mix: Salmos energéticos de açaí c/ guaraná e cassis, O Vampiro da Praia Grande, Em Nome do Filho: Advento de Aquário, Tao à Milanesa (inédito), Evangelho dos Peixes para a Ceia de Aquário, Poemas para iluminar o Trópico de Câncer (inédito), A mulher que matou Ana Paula Usher: História de uma paixão, O Filho Pródigo: Um poema de luz e sombra, Bacuri-sushi: A estética do calor (inédito), A Ceia Sagrada de Miriam e O Livro, inédito que se desdobra dois: Livro I (O sentido – relatos da fumaça do incenso) e Livro II (O Paraíso Reencontrado).


FONTE: Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário